quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pesquisa realizada com jovens motoristas entre 18 e 22 anos

Pesquisa realizada com jovens que recém-tiraram a carteira de habilitação mostra que o uso de celular no trânsito está longe do fim. Dos nossos entrevistados:


  • 100% dos entrevistados disseram que usam ou já usaram o celular enquanto dirigiam;
  • 65% dos homens usam o celular, com maior frequência, para falar com os amigos;
  • 35% dos homens usam o celular, com maior frequência, para falar com a namorada;
  • 67% das mulheres usam o celular, com maior frequência, para falar com as amigas;
  • 33% das mulheres usam o celular, com maior frequência, para falar com a família.
"Eu sei que não pode usar, mas é bem rapidinho. Eu não fico conversando. Eu uso pra ler mensagens ou quando me ligam. Mas, mesmo assim, é bem rápido".

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de Novembro com 20 jovens de ambos os sexos.

As estatísticas no Brasil confirmam que os jovens são, em geral, motoristas mais imprudentes que os mais velhos.

A cada ano, cerca de 6.500 jovens de até 25 anos morrem em acidentes de trânsito e outros 140.000 ficam feridos. É um número assustador. De acordo com os últimos dados do Departamento Nacional de Trânsito, em 1998, 29% dos motoristas que se envolveram em acidentes com mortos ou feridos pertenciam a essa faixa etária. Isso significa que, em apenas um ano, 115.000 jovens estavam na direção de um carro no momento do acidente. Estima-se que 50% tenham ingerido bebidas alcoólicas ou algum tipo de droga antes de pegar o volante. E o mais incrível: 11.000 eram motoristas com menos de 18 anos, o que, geralmente, implica cumplicidade ou omissão dos pais. "A maioria dos jovens que se envolvem em acidentes com vítimas já possui um histórico de batidas menos graves. Isso significa que os pais devem prestar muita atenção na maneira como os filhos se comportam no trânsito e tentar alertá-los dos perigos", diz Salomão Rabinovich, diretor do Centro de Psicologia Aplicada ao Trânsito. (Matéria publicada na revista Veja de 12/07/2000)

domingo, 20 de novembro de 2011

Tabela com o valor das multas por usar o celular - em dólar

Nova York
US$ 100
Cingapura
US$ 600
Israel
US$ 150
Espanha
US$ 100
Japão
US$ 90
Suíça
US$ 70
Brasil
US$ 35
França
US$ 22

Número de multas aplicadas pelo uso de celular no trânsito no Estado do Rio de Janeiro

Segundo o site do DETRAN-RJ, foram aplicadas, de janeiro à outubro deste ano, 48.053 multas por dirigir veículo utilizando celular. Isso equivale à uma média de 158 multas por dia, em todo o Estado do Rio de Janeiro.